ESTAÇÕES DO PLANETA MERCÚRIO E VÊNUS

Quem não ama se agraciar com as flores e o clima agradável da PRIMAVERA? 
Quem nunca sentiu aquele calorzão de VERÃO e não decidiu dar um mergulho no mar, piscina ou rio? 
Há alguém aqui que nunca saboreou as deliciosas frutas que ficam maduras e que depois deixam suas arvores cheias de tons amarelados no OUTONO? 
Oh e o INVERNO!
Quem nunca dormiu de conchinha com o amor naquele friozinho? Ou sentiu aquele friozão de bater dentes?

Beeeeeem, você terráqueo já deve ter presenciado algumas dessas situações nas mudanças sazonais! Acredito também, que depois dos debates dessa semana, vocês já devem saber que essas variações determinam AS ESTAÇÕES DO ANO. Então galera, hoje nosso debate será voltado para essas estações também, só que tem um pequeno detalhe! Não iremos falar das estações daqui, mas sim das possíveis estações do ano em Mercúrio e Vênus.

Então astrônomos amadores entrem no foguete do conhecimento com a gente, porque vamos já zarpar!

Dica:  Prepara o ventilador, ar condicionado e muuuuuuita água (se ela não evaporar), pois a situação vai ficar muito quente.

#PartiuMercúrioEVênus

Planeta Mercúrio 

Mercúrio é o nome de um planeta do Sistema Solar, é o primeiro a partir do Sol, além disso, é o menor, praticamente 40% menor que a Terra.

A superfície de Mercúrio é semelhante à lunar, isso porque esse planeta sofreu intensos impactos de meteoritos. Mercúrio não possui satélites conhecidos, o que ocorre também com Vênus, e por essa razão são chamados de “planetas sem-lua”.

O movimento de rotação de Mercúrio está diretamente ligado com o período orbital, que gira uma volta e meia a cada órbita. O tempo gasto para completar o movimento de rotação é de 59 dias.
Segundo cientistas, o planeta Mercúrio teria se formado no mesmo período que a Terra, há cerca de 4,5 bilhões de anos.

Mercúrio apresenta temperatura máxima que pode atingir 350°C (parte iluminada pelo Sol) e temperatura mínima (parte não iluminada pelo Sol) que chega a -170°C, considerado um dos planetas mais quentes do sistema solar.

Quanto à densidade, é o planeta mais denso do Sistema Solar, o seu núcleo é constituído por ferro, com uma parte líquida e outra sólida. O planeta Mercúrio pode ser visto a olho nu em períodos específicos, como ao amanhecer e ao entardecer.

Dados gerais sobre o planeta:

- Tempo gasto para concluir o movimento de rotação: 59 dias.

- Tempo gasto para concluir o movimento de translação: 87 dias.

- Diâmetro: 4.848 quilômetros.

- Composição da atmosfera: hélio, sódio e oxigênio.

Vênus e curiosidades

Vênus é o segundo planeta do Sistema Solar em ordem de distância a partir do Sol, orbitando-o a cada 224,7  dias. Recebeu seu nome em homenagem à deusa romana do amor e da beleza Vénus, equivalente a Afrodite. Depois da Lua, é o objeto mais brilhante do céu noturno, atingindo uma magnitude aparente de -4,6, o suficiente para produzir sombras. Como Vénus se encontra mais próximo do Sol do que a Terra, ele pode ser visto aproximadamente na mesma direção do Sol (sua maior elongação é de 47,8°). 

Como assim estações?

Os outros planetas que giram em torno do Sol também têm estações do ano. Alguns, como Marte, apresentam as quatro estações: primavera, verão, outono e inverno. Em outros, existe apenas verão e inverno. As estações do ano nos planetas do nosso Sistema Solar são determinadas da mesma maneira que as da Terra.

Estações de Mercúrio?

 Mercúrio, o menor planeta do sistema solar, apresenta temperaturas altíssimas em função de sua proximidade do sol.



Como mostra a imagem (e já mencionado anteriormente), há uma grande diferença entre a inclinação da terra e Mercúrio, sendo sua inclinação o motivo por não apresentar estações durante o ano.

Estações de Vênus

Para início de conversa, Vênus não tem alterações sazonais de temperatura como ocorre aqui na Terra. Isso se deve pelo fato do Planeta ter uma inclinação em seu eixo de apenas 3°(a Terra tem  23,5°), fazendo com que a incidência de raios solares seja praticamente idêntica em ambos os pólos do planeta. A única variação de temperatura relevante ocorre com a altitude.




PLANETA VÊNUS




PLANETA MERCÚRIO




PORQUE OCORRE AS ESTAÇÕES DO ANO?

O motivo das estações do ano é a inclinação do eixo do planeta em relação à sua trajetória ao redor do seu astro rei.

COMO OCORRE

O grau de inclinação do planeta faz com que, quando é verão no Brasil, por exemplo, o Hemisfério Sul receba mais luz solar que o Hemisfério Norte. Aí, os dias aqui ficam longos e quentes porque o Sol atinge a superfície de maneira direta, quase perpendicular.

E EM MERCÚRIO?

Mercúrio, tem uma inclinação de 0,01 grau, por causa do seu minúsculo grau de inclinação o clima lá é constante. E não tem muita mudança no clima.






A rotação de Vénus é retrógrada (Contrária) e a inclinação do seu eixo é de 177° (Vertical). Ele é o planeta do sistema solar que possuí o menor valor de excentricidade (0,007), isso significa que sua órbita é a mais circular comparada com as órbitas elípticas dos demais planetas. Essa excentricidade contribui na estabilização do clima de Vênus, visto que a medida do raio é igual em qualquer ponto da circunferência de sua orbita. O planeta orbita o Sol a uma distância média de cerca de 108 milhões de quilômetros e um fato curioso sobre o ele, é que a duração do seu dia (243 dias terrestres) é maior que a duração do seu ano (224 dias terrestres), isto é, Vênus leva mais tempo para dar uma volta completa em torno de si do que para dar uma volta completa em torno do Sol!





Comparação de inclinação entre os planetas


O Planeta Vênus

Estima-se que a temperatura da superfície do planeta Vênus seja de cerca de 400ºC. Sendo que em sua atmosfera esse valor se eleva para mais de 1000°C devido as intensas e permanentes tempestades elétricas. Esse fator repele as hipóteses de que exista água em estado líquido na superfície do planeta, ou ainda, de vapor de água neste. Por muito tempo imaginou-se que as características físicas de Vênus fossem parecidas com a Terra, uma vez que são planetas considerados “próximos”, sendo caracterizados, inclusive como “planetas gêmeos”. Ainda assim, o tamanho, a densidade e a composição química de ambos os planetas são parecidos, o que permite que sejam comparados e relacionados.

Além de não haver água em estado líquido na superfície de Vênus, ainda existem outros fatores que diferenciam este planeta da Terra, que são a pressão atmosférica, sendo a de Vênus cerca de 90 vezes maiores do que a da Terra. E ainda, o fato de o céu de Vênus estar totalmente coberto com nuvens de ácido sulfúrico, em uma camada de altitude de cerca de 50 a 70 km, o que inviabilizaria qualquer projeto de ocupação ou algo neste sentido naquele planeta. Cientistas apontam que conhecer e compreender os motivos pelos quais Vênus se tornou tão distinto da Terra ao longo de sua evolução pode fazer com que haja um maior entendimento das condições e possibilidades da evolução terrestre.


A atmosfera de Vênus é composta quase exclusivamente por gás carbônico (CO2), e essa grande quantidade de gases acaba ocasionando um forte efeito estufa em Vênus, o que não permite que haja grande variação em relação às temperaturas do planeta, as quais se mantém sempre acima dos 400ºC, independente do período ou local. O efeito estufa não permite que parte deste calor seja dispersado na atmosfera, sendo o que o mesmo fica contido na superfície do planeta. Esse é um dos fatores pelos quais a vida na Terra é possível, uma vez que o efeito estufa retém parte do calor na superfície da Terra, não permitindo que ela esfrie demasiadamente.

Além das nuvens de ácido sulfúrico, a atmosfera de Vênus é composta também por elevados índices de enxofre. Por conta desta atmosfera peculiar, quando há precipitação (chuva), as gotas não conseguem atingir a superfície do planeta Vênus, pois as temperaturas do mesmo são muito elevadas, fazendo com que as gotas (ainda que ácidas) evaporem, retornando à atmosfera. Destaca-se ainda que os ventos na atmosfera de Vênus chegam a atingir os 350 km/h, enquanto que na superfície do planeta chegam apenas aos 5 km/h. As condições químicas da atmosfera de Vênus são resultantes da intensa atividade vulcânica pela qual passou o planeta em tempos passados, emitindo alta concentração de gases naquela atmosfera.




A amplitude térmica em Mercúrio

Mercúrio possui uma atmosfera muito rarefeita, além de ser o planeta mais perto do sol, contudo ele não é o mais quente, pois possui uma amplitude térmica gigante. 
Seus dias tem temperaturas infernais,e suas noites são congelantes. Com isso, Mercúrio é o planeta com maior amplitude térmica, e o título de mais quente vai para Vênus. 
A temperatura média da superfície de Mercúrio é de 169,35 °C, mas varia numa faixa de -173,15 °C (100 K) a 426,85 °C (700 K)  devido à ausência de atmosfera e a um abrupto gradiente de temperatura entre o equador e os polos. O ponto subsolar alcança aproximadamente 427°C durante o periélio e então cai para 227° C durante o afélio. No lado escuro do planeta, a temperatura média é -163,15 °C.



Uma pequena comparação da distância dos planetas Vênus e Mercúrio com a Terra.









Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.