A imagem pode conter: texto

AGLOMERADO DUPLO EM PERSEUS

Esta imagem encantadora abrange cerca de sete luas cheias de diâmetro em todo o norte da constelação de Perseus. Apenas para a direita do centro que detém o famoso par de aglomerados estelares abertos, H e Chi Perseii. Também catalogada como NGC 869 (direita) e NGC 884, ambos os grupos estão a cerca de 7.000 anos-luz de distância e contém estrelas muito mais jovens e mais quentes do que o nosso Sol.

Separados por apenas algumas centenas de anos-luz, ambos os aglomerados tem 13 milhões de anos de idade, jovens com base em as idades das outras estrelas individuais, evidência de que eles eram provavelmente um produto da mesma região de formação de estrelas. Sempre uma gratificante vista com binóculo, o Aglomerado Duplo é ainda visível a olho nu a partir de locais bem escuros. Não visto em binóculos, porém, e não muitas vezes representado em imagens telescópicas da região, são as fracas nuvens avermelhadas de gás hidrogênio ionizado encontradas ao longo deste notável horizonte cósmico.

Para a composição colorida, a imagem inclui dados de infravermelho para aumentar a emissão de nuvens de hidrogênio. Visível em direção ao canto superior esquerdo, outro menor aglomerado estelar aberto, NGC 957, também da mesma idade, distância e possivelmente relacionado ao mais famoso Conjunto duplo em Perseus.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.