Estrela Alpha Ophiuchi

A imagem pode conter: noite e céu



Alpha Ophiuchi (α Oph, α Ophiuchi) é a estrela mais brilhante na constelação Ophiuchus.

Alpha Ophiuchi é um sistema estelar binário, com um período orbital de cerca de 8,62 anos. Os parâmetros orbitais foram apenas pouco conhecidos até 2011, quando observações, usando óptica adaptativa, produziu um melhor ajuste orbital, permitindo que as massas individuais dos dois componentes sejam determinado.

Alpha Ophiuchi A tem uma massa de cerca de 2,4 vezes a massa do Sol, enquanto o secundário, Alpha Ophiuchi B, tem 0,85 massas solares. Estimativas da massa do primário por outros meios variam de um mínimo de 1,92-2,10 massas solares, até 2,84 ou até 4,8 massas solares. A massa do secundário sugere que ele tem uma classificação estelar na K5V intervalo para K7V, o que indica que é uma estrela da sequencia principal, que ainda é a geração de energia pela fusão termonuclear do hidrogênio em seu núcleo.

Este sistema estelar tem uma magnitude aparente combinada de 2,08 e está localizado a uma distância de cerca de 48,6 anos-luz (14,9 parsecs) da Terra.

A classificação estelar de A5 III indica que a estrela principal é uma estrela gigante que evoluiu fora da sequencia principal depois de consumir o hidrogênio em seu núcleo. Está irradiando a cerca de 25 vezes a luminosidade do Sol e tem uma temperatura efetiva de cerca de 8.000 K, dando-lhe a tonalidade branca característica de uma estrela do tipo A.

Alpha Ophiuchi A é uma estrela de rotação rápida, com uma velocidade de rotação projetada de 240 km.
A protuberância equatorial resultante é de cerca de 20% maior do que o raio polar, dando a estrela a forma de um esferoide oblato. Devido a esta forma distorcida, as estacas têm uma temperatura eficaz cerca de 1,840 K maior do que ao longo do equador. O eixo de rotação da estrela é inclinado cerca de 87. ° 7 ± 0 ° 4 para a linha de visão da Terra, de modo que ele está sendo observado a partir de próximo do equador.

O espectro de Alpha Ophiuchi mostra um nível anormalmente elevado de absorção das linhas de cálcio isoladamente ionizado (Ca II). No entanto, este é provavelmente o resultado de matéria interestelar entre a Terra e a estrela, ao invés de uma propriedade da estrela ou poeira estelar.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.