ENCELADUS

Pesquisa do Grupo de Debates ESA - Astronomia Infinita




Qual sua origem?

🛰 A sonda Voyager 1 descobriu que Enceladus orbita na parte mais densa do difuso anel E de Saturno, indicando uma possível associação entre os dois.

🛰 Enquanto que a sonda Voyager 2 revelou que, apesar do pequeno tamanho da lua, Enceladus possui uma grande variedade de terrenos que variam de idade, superfície cheia de jovens crateras, terreno tectonicamente deformado e com algumas regiões jovens na superfície com 100 milhões de idade.

Em 2005, a sonda espacial Cassini realizou vários voos rasantes próximos a Encélado, revelando a superfície da lua e do seu meio ambiente com maior detalhe.

💦 Em especial, a sonda descobriu uma pluma de ventilação rica em água na região do polo sul.

Essa descoberta, juntamente com a presença de escape de calor interno e a pouca quantidade (se houver) de crateras de impacto na região do polo sul, mostra que Enceladus é geologicamente ativa nos dias de hoje. 🌑





Descoberta

✏ Em 1789, Willian Herschel descobre o sexto maior satélite natural de Saturno, Enceladus!

Em 1980, pouco se sabia sobre Enceladus. Até que a passagem de duas sondas Voyager pelas redondezas do satélite, revelaram que seu diâmetro era de 504,2 km, aproximadamente 1/10 da maior lua de Saturno, Titã. Possuindo também água líquida sob sua superfície gelada de max. -128°C e min. -240,3°C.





🌑 Enceladus- Qual a possibilidade de vida? E como seria a vida lá?

À primeira vista, Enceladus é uma lua com superfície coberta de gelo. Mas, há quase dois anos, houve a confirmação de que, debaixo dessa grossa camada, existe um grande oceano líquido. Os cientistas supõem que as forças gravitacionais de Saturno são fonte da energia que mantém a água fluindo, sempre líquida, no subterrâneo da lua. Por causa disso, Enceladus virou uma grande candidata a primeiro objeto extraterrestre a abrigar vida.

A sonda Cassini, da Nasa, capturou evidências de certas reações químicas que podem indicar pequenos seres vivos se “alimentando” baixo da superfície. Enceladus, com frequência, emite jatos quentes de água através de buracos na crosta de gelo. O estudo foi capaz de encontrar evidências de que esses jatos expeliam hidrogênio (na forma H2). Após estudar (e descartar) diversas hipóteses, os cientistas encontraram a mais provável. Eles acreditam que esse hidrogênio seja resultado da interação da água com rochas quentes sob a superfície congelada.

Outro elemento encontrado pela sonda foi dióxido de carbono. Os cientistas lembram que, aqui na Terra, o hidrogênio e o dióxido de carbono são necessários para a realização de reações químicas que sustentam certos tipos de micróbios, que vivem em mares subterrâneos sem luz.

Caso alguma forma de vida existisse na lua e consumisse esse hidrogênio como “combustível”, seria necessário também ter moléculas de metano no local – e resquícios desse gás também estavam presentes em Enceladus.

Cientistas da Nasa ficaram animados com a possibilidade. “Essa será uma tremenda oportunidade de testes nossas teorias e ver se existe alguma forma de vida por lá, afirmou James L. Green, diretor de ciências planetárias da Nasa, de acordo com o New York Times.





Como a vida poderia se desenvolver no Enceladus

🌱 Os jatos contêm gás de hidrogênio, um sinal de reações em curso no chão daquele mar alienígena. Porque essa química fornece energia para a vida microbiana na Terra, a descoberta torna Enceladus o candidato superior para hospedar a vida em outra parte do sistema solar - superando mesmo a Europa de Júpiter, outra lua gelada com um oceano. "Não vimos micróbios", diz Hunter Waite, cientista planetário do Southwest Research Institute em San Antonio, Texas, e autor principal de um estudo publicado nesta semana na Science. - Mas vimos a comida deles.

💧 Além de bolsas de água que existem sob a superfície gelada de Enceladus, em 2008 astrônomos confirmaram a existência de um oceano salgado oculto sob a superfície do polo sul do satélite de Saturno.  Nesse oceano poderá existir vida extraterrestre, sendo esta lua um dos locais do sistema solar com mais forte possibilidade de conter micro-organismos ou até “peixes esquisitos".

🌊 O oceano salgado, os compostos orgânicos, e a fonte de calor (força gravitacional de Saturno), fazem deste ambiente de Enceladus um forte candidato a ter vida, tal como aquela que existe no fundo dos nossos oceanos.  Esses micróbios poderão ser “puxados” para a superfície por esses geysers, ser lançados para o espaço e depois caírem como chuva sobre a superfície gelada de Enceladus.





Quais as condições necessárias de vida?

🕸 Variando a definição de vida e de ser vivo, os modelos que se mostram ideais para a existência de vida aumentam. Com as grandes possibilidades ,os cientistas então se concentram em um tipo mais conhecido, o mais parecido possível com a Terra.

🌬 Atualmente o mais procurado em um planeta, é água. Quanto aos elementos químicos, os mais essenciais são:

- 1. hidrogênio
- 2. oxigênio
- 3. carbono
- 4. fósforo
- 5. nitrogênio

Por não termos tecnologia o suficiente para explorar um planeta a fundo, trabalhamos com algumas hipóteses da possibilidade de existência de vida no planeta.




As diferenças de condições de vida com a Terra.

👩🏻‍🚀 Nós não suportamos uma temperatura muito quente ou muito fria, por isso, a distância que a Terra tem do Sol é ideal, cerca de 144 milhões de km, levando 8 minutos para um raio solar chegar a Terra, tendo assim temperaturas médias de 22°C.

👨🏻‍🚀 _Já em Enceladus, por conta da distância que possui do Sol, tem em média, temperaturas de -198°C, com máximo de -128°C e mínimo de -240,3°C, algo que não conseguiríamos suportar.
A camada de Ozônio, localizada na Estratosfera (uma das camadas da Atmosfera), composta pelo gás ozônio (O3), ela protege a Terra das radiações solares, totalmente nocivas para os seres humanos, animais e plantas.

🌏 Apesar dessas diferenças, A Terra assim como o Enceladus, possui oxigênio, nitrogênio, carbono e etc, que possibilitam a vida em ambos.





♨A importância de Encélado na formação dos anéis de Saturno❄

Um dos satélites principais do interior do sistema saturniano, e está em décimo quarto lugar, a fim de distância de Saturno, orbita dentro do anel E, o mais exterior de tudo, onde a densidade de matéria é máxima na coroa muito larga, mas muito fina.

  Este anel poderia ser alimentado continuamente por ''erupções vulcânicas" as partículas atual (ou recente) de Enceladus.

 🏆❄Este satélite é um dos quatro únicos objetos no sistema solar (com o satélite de Júpiter, Io, uma de Netuno, Tritão, e, claro, a Terra) em que erupções ou CMEs foram observadas diretamente.






A importância dos vulcões de Enceladus para sua atmosfera?

Enceladus é uma lua relativamente pequena, o que implica pouca gravidade para manter uma atmosfera durante muito tempo.

 Desta forma, para manter a atmosfera, é necessária uma fonte contínua.

❄✨Esta necessidade de fontes fortes leva os cientistas a pensar que se trata de erupções, como os vulcões ou os géisers🗻

Se essas erupções se confirmarem, Enceladus juntar-se-ia ao grupo das luas ativas, juntamente com Io (lua de Júpiter) e Tritão (lua de Netuno).🚀❄





⚪💻📚 FONTES:
• http://exame.abril.com.br/ciencia/lua-de-saturno-tem-condicoes-para-abrigar-vida-diz-nasa/

• http://londrinstant.blogspot.com.br/2017/04/alimentos-para-microbios-abundantes-em.html  http://www.astropt.org/2012/04/09/chove-microbios-em-encelado/

• https://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/redacao/2014/02/11/clique-ciencia-quais-sao-as-condicoes-para-existir-vida-em-outro-planeta.htm

• http://cienciasnaturais-martareis.blogspot.com.br/2008/12/condies-que-permitem-existncia-de-vida.html e Wikipédia

• http://www.portalsaofrancisco.com.br/astronomia/encelado/amp > Sao Francisco, PORTAL > 2017 Ago.

• http://www.cienciaviva.pt/rede/space/home/sugestao36.asp > VIVA, ciencia > 2017 ago.




Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.