ESTRELA DE BARNARD

Imagem relacionada


Quando olhamos para o céu e vemos aquilo "risco" passando, quase sempre nem dá tempo de fazer um simples pedido. 
Mas vamos esclarecer: Estrelas de fato, não são meteoros. 
Não se dá para acompanhar a olho nu o seu movimento, digamos que não é tão perceptível. 
E elas não se precipitam no chão, portanto elas nunca são "cadentes". 

Estrelas são bolas de gás, sobretudo hidrogênio, que se condensaram e que brilham com a energia de potentes reações termonucleares que ocorrem em suas entranhas. 
Estrelas ficam a anos-luz de distância, que equivale a centenas de trilhões de quilômetros (com a exceção do sol que está a 150 milhões de quilômetros de nossa pele). 

Assim com toda essa distância, esses pontinhos brilhantes que dão vida a abóboda celeste, parecem estar fixos. Mas só parecem, porque de fato as estrelas se movem. 
Não se trata do movimento de rotação da terra que percebemos que as constelações se desloquem, durante a noite. 

É o movimento real de uma estrela. 
Cada uma tem velocidades e direções diferentes. Seu movimento é mínimo, sim. Poucos segundos de arco por ano. Um segundo de arco equivale a 51,5 Km. 
A lua cheia tem cerca de meio grau, ou 1800 segundos de arco. 
Uma estrela passa séculos para se deslocar o equivalente ao diâmetro de uma lua cheia. 
Sabendo disso, tem delas que seu deslocamento é extraordinário em termos astronômicos. 

Como é o caso da estrela de Barnard, que fica na constelação de Ofiúco, o serpentário. Com movimento próprio notável. Ela se desloca 140 quilômetros para mais perto do sistema solar a cada segundo. Mas não ocorrerá nada, calma. Apenas depois de 11.800 anos ela tomará a posição de estrela mais próxima ao sol. 

Resultado de imagem para estrela barnard

Hoje ela ocupa o segundo lugar. 
As que ocupam o primeiro lugar são as de centauros. 
Centauri 1: com 4,2 anos luz de distância. Centauri 2: com 4,3 anos luz de distância. Já a estrela de Barnard fica a 5,9 anos luz de distância do sol. 

Ainda assim, Depois de tomar a posição, estará a 35 trilhões de quilômetros do sol, quando então irá se afastar de novo, agora para sempre. Sua coloração é  tipicamente avermelhada, com 0,17 de massa solar, sendo assim considerada uma anã vermelha. 

Há pessoas que pensem que de fato estrelas, podem ser cadentes. 
Como de também pensam que a estrela de Barnard, É um planeta gigante vermelho, e por se mover tão depressa, irá atingir e destruir a terra. Mas não se deixe enganar. Barnard é pequenina, mas é uma estrela de fato.

UM POUCO SOBRE EDWARD BARNARD

Resultado de imagem para Edward Barnard

Edward Barnard nasceu nos EUA em 16 de dezembro de 1857, e morreu em 6 de dezembro de 1923 aos 65 anos.  Aos nove anos para auxiliar a sua mãe (o pai morreu quando ele ainda era muito novo) arranjou um emprego numa galeria fotográfica onde se tornou um profundo conhecedor das técnicas da fotografia. Construiu o seu primeiro telescópio a partir de materiais ao seu dispor e começou a observar as estrelas com o auxílio de um livro de astronomia amador. Tornou-se mais tarde num dos maiores astrônomos do seu tempo, descobrindo vários cometas e fotografando e estudando a Via Láctea. Criou uma base fotográfica notável de nebulosas escuras (dark nebulae) que ainda hoje leva o seu nome. Em 1916 descobriu a estrela de Barnard. O asteroide 819 Barnardiana foi denominado em sua homenagem.


Texto de Eliel Ákila

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.