Relembrando... O QUE É UM BURACO NEGRO MESMO???



Você sabe exatamente o que é um buraco negro?
Porquê tem esse nome?
Dã!
Será????

Aí está uma característica peculiar de nosso amigo, ele não é negro, na verdade, ele é invisível. Ele ganha esse nome porquê nada que entra nele sai, incluindo luz. Você enxerga aquilo que reflete luz, é assim que funciona, no caso a força gravitacional do buraco é tão grande que a luz não reflete.

Porquê não reflete luz?

Uma questão de velocidade. Imagine dois carros exatamente iguais, amarrados de costas um para o outro, os dois aceleram na mesma velocidade, se todas as forças presentes forem iguais, elas se anulam, e em resumo, os carros não saem do lugar. É isso o que acontece com a luz, uma vez que ela entra, ela não consegue sair pois a força do buraco negro não deixa que ela volte e por esse motivo, não há reflexo e por consequência, não há como enxergar.

Então como eu sei que eles existem?

O fato de terem muita força, mexe com o que está envolta. através disso podemos perceber movimentos chamados de “Horizonte de Ventos”. Pra simplificar mesmo, olhe para seu aspirador de pó, você não vê o ar entrando nele, mas vê que as coisas se movem naquela direção e não voltam, isto é um buraco negro.

Como eles se formam?

Com a explosão de estrela super massiva (me lembrem de explicar o que é isso no próximo post relacionado). A gravidade que a estrela possuía atrai tudo para o centro que começa a sugar tudo o que há envolta, e eis nosso novo amigo.

Qual é a força deles?

Depende muito do tamanho (sim existem dos mais variados tamanhos), no geral, engolir luas e planetas estão no cardápio até dos menores e claro, dos supermassivos.
Os supermassivos.

Esses são de respeito, para você ter ideia da força deles, vou contar uma coisa que pouca gente sabe.

As galáxias tem formatos, giram e etc, porquê no centro delas, existe um buraco negro gigantesco. Sim, e isso inclui a Via láctea, nossa casa, é isso que a faz ter este formato. Legal né?

Preciso ter medo de um?

Não leve isso para o dia-a-dia, afinal existem milhares deles perto daqui e até hoje nenhum nos engoliu, então, durma tranquilo.

Características e curiosidades:

Ao se encontrarem, um não engole o outro, eles se fundem formando um maior (e causando estragos para quem está perto)

O maior já encontrado pesa o equivalente à 6,6 bilhões de sóis (nosso sol) e fica na galáxia M87 (essa beleza pode engolir nosso sistema solar todo de uma vez só e está relativamente perto à 50 milhões de anos-luz daqui).
Uma teoria recente diz que dentro de um buraco negro, existe um outro universo.

Nossa forma de contar tempo não é valida em um buraco negro pois a singularidade não possui “tempo” (isso é pra outro post), e por isso a teoria de que ele é uma janela para outro universo.

Ele é classificado como singularidade, palavra que na ciência é usada pra dizer: “eu não sei bem o que é isso, não sei pra que serve, não sei o que faz, mas preciso de um termo para dizer o que é”.

Resumão

Os buracos negros são singularidades invisíveis capazes de engolir galáxias que são sugadas através de seu campo gravitacional gigantesco, existem desde o começo deste universo (sim deste), estão em todas as partes dele, é o que faz as galáxias girarem e criam seus formatos.

{NASA}
Tecnologia do Blogger.