REDE CÓSMICA - MATÉRIA ESCURA
É uma teia infinita de Aglomerados de Galáxias rodeados por Matéria Escura. A Rede Cósmica de Matéria escura representa 90% da massa do Universo! Entretanto, pode-se questionar se o Maior gigante do universo é algo separado.
A Rede Cósmica de Matéria Escura é visível ao olharmos os objetos que a preenchem.
Essa Rede Cósmica é como uma teia de aranha tridimensional e no centro dos vórtices estão os Superaglomerados que reúnem milhares de galáxias e filamentos de galáxias os conectam entre si em todo o universo.
A Gravidade mais forte e profunda está nos cruzamentos dessas estruturas em rede e é lá que todo o gás cai e é lá que todas as galáxias e os aglomerados de galáxias se formam!
O tamanho da rede cósmica de matéria escura pode ser comparado assim:
Se nossa galáxia fosse do tamanho de uma semente de limão, o universo observável (universo observável é todo o universo visto e observado pelo homem, não o universo todo) seria do tamanho de um estádio de futebol e todo o volume, espaço, é preenchido pela Rede Cósmica, ligados por todo o universo.
A origem da Rede Cósmica é incerta, mas os cientista pensam que tudo começou com o Big Bang, durante o Big Bang o universo se expandiu muito rapidamente, assim a Rede Cósmica de Matéria Escura se expandiu muito rapidamente junto com o universo.
Alguns cientistas contestam se a Rede Cósmica é o maior objeto do universo, visto que ela não esta conectada continuamente.