EXOLUA
Astrônomos podem ter encontrado lua fora do sistema solar. Aonde há um exoplaneta PODE haver uma exolua!
Astrônomos podem ter descoberto a primeira exolua fora do nosso sistema solar a 1.800 anos-luz da Terra.
Exolua, é o termo que usamos para designar um satélite que orbita um planeta fora de nosso sistema solar, sua existência é teoricamente prevista porém ainda não observada, oferecendo a possibilidade tentadora que algumas delas possam ser mundos habitáveis ou ricos campos de estudo para encontrarmos vestígios de vida. No entanto, não houve nenhuma descoberta confirmada de uma exolua ainda. Recentemente astrônomos podem ter observado uma nova lua à deriva de um exoplaneta no distante no nosso universo.
Enquanto a maioria dos mais de 1.000 exoplanetas descobertos até hoje foram encontrados através da análise de mudanças na luz de suas estrelas, alguns poucos foram vistos usando uma técnica chamada de microlente gravitacional.
Poderíamos ter encontrado uma exolua?
Astrônomos podem ter detectado a primeira exolua fora do sistema solarQuando um objeto passa na frente de uma estrela distante, vista da Terra, a gravidade do objeto dobra a luz da estrela ao fundo, centrando-o como uma lente e faz a estrela parecer temporariamente mais brilhante, se observada a partir de um ângulo particular. O pesquisador David Bennett, da Universidade de Notre Dame, e seus colegas afirmaram ter visto um evento de microlente em 2011, usando uma série de telescópios ao redor do mundo. Detectar algo através do fenômeno de microlente é como ganhar na loteria.
O sistema identificado na microlente gravitacional, foi chamado MOA-2011-BLG-262, e embora tenha sido bem documentado por diversos telescópios, poderá nunca mais observado novamente.
Primeiro eles observaram a luz da estrela distante ampliada em 70 vezes o seu brilho normal. Então cerca de uma hora depois, veio um segundo e menor aumento de brilho.
Isto pode indicar que há um grande objeto passando na frente da estrela, seguido por um menor. No entanto, não está claro se esses dois objetos são um planeta e sua lua, pois a equipe propôs dois cenários possíveis em que se encaixam os dados de microlente.
No primeiro caso, o par de objetos é relativamente próximo ao nosso sistema solar, a uma distância de cerca de 1.800 anos-luz, e consiste de um planeta com aproximadamente quatro vezes a massa de Júpiter e uma lua com cerca de metade da massa da Terra – e, portanto, muitas vezes mais massiva que a nossa Lua. Se isso for verdade, então a equipe descobriram o primeira exolua.
No entanto, em outro cenário, indica um par de objetos muito mais distante, e consiste em uma pequena estrela ou uma estrela falhada conhecida como anã marrom, orbitada por um planeta com a massa de Netuno.
Fonte: AEB